PDF to Flipbook

Curatorialidades #1 Com Emilio Tarazona

A curadoria, numa nova transformação (sem saúde e sem remédio) pelo Emilio Tarazona

Curatorialidade(s) é um ciclo de conversas que propõe refletir sobre a curadoria pensada como um dispositivo para rever a intersecção entre o território, sócio-ecosistemas e diferentes práticas artísticas - locais, comunitárias e coletivas.

Na primeira conversa do ciclo vamos falar com o curador peruano Emilio Tarazona sobre o trabalho curatorial que ele tem desenvolvido no Peru, na Colômbia e no resto da América Latina como parte da rede Conceptualismos do Sul (Conceptualismos del Sur) e o seu trabalho independente.

Sobre Curatorialidades...

Quais são os territórios que a curadoria desenha? Quais os desafios que a curadoria tem dentro das suas próprias fronteiras? Será que a curadoria se propõe como um espaço conceitual de geografias paralelas e contraditórias do lugar que habitam? A partir da experiência de diferentes curadores, reflectiremos sobre territórios imaginados, figurações de estados-nações, percepções do espaço, utopias e distopias. Repensar as fronteiras ténues da curadoria convida-nos, sem dúvida, a ligarmo-nos aos processos sociais e à questão do corpo num espaço específico. Os processos migratórios, as deslocações voluntárias e involuntárias, os territórios transnacionais que expandem para além das fronteiras oficiais - todas estas questões transformam as relações entre o que é pensado e exposto, bem como os próprios métodos curatoriais.